quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Chinês inventa vaso que só precisa ser regado duas vezes por ano

Um jardineiro chinês, cansado de ter que regar as plantas várias vezes por dia, inventou um vaso que só precisa ser regado e fertilizado de seis em seis meses, graças a um mecanismo que aparentemente não precisa de eletricidade, como informa nesta terça-feira (27) a imprensa chinesa.

O inventor, Zhang Jianquan, de 50 anos, afirmou ao jornal "Changsha Evening News" que o "vaso para preguiçosos", como ele mesmo chama o seu invento, já foi patenteado. Atualmente, está em processo de produção industrial, a ponto de ser comercializado.

Zhang, que mostrou a invenção aos jornalistas, explicou que o vaso se diferencia dos normais porque em sua parte inferior dispõe de um compartimento com água e fertilizantes. As substâncias passam para a seção superior, onde estão a terra e as raízes, através de um sistema de canos e buracos, que ele não quis detalhar.

O jardineiro acrescentou que o vaso não só economiza trabalho mas também água, e prometeu que ele será muito barato. O custo de produção é de cerca de US$ 0,13 (aproximadamente R$ 0,23).

Zhang, após 30 anos trabalhando incansavelmente como jardineiro, diz que seu sonho agora é conseguir vender a invenção aos organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Ele sonha em ver os seus "vasos para preguiçosos" enfeitando as instalações olímpicas.


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u348966.shtml

Nenhum comentário: