quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Amarrar o tenis do modo convencional nunca mais

http://www.shoelaceknot.com/shoelace/index.htm

Esse site é simplesmente fantastico, tem muitos estilos e formas de amarrar o tenis. Eu estou usando este no momento.

Em média, com seis pares de sapato furos, há quase 2 Trilhões de formas de amarrar embora os 12 furos! Impossível? Impossível?

É muito difícil parece possível que poderia haver muito que muitas formas de amarrar a 12 furos! Portanto, vamos olhar para a matemática:

  • Através de um tênis de 12 furos . São 24 possíveis maneiras de começar.
  • Continue através de um dos 11 restantes furosde dentro ou fora (x 22 mais formas).
  • Nós só passou por três furos e estamos já com mais de 24 x 22 x 20 = 10560 maneiras!
  • Até o momento de chegarmos ao último furo(x 2 mais formas), as formas possíveis têm multiplicado a 24 x 22 x 20 x 18 x 16 x 14 x 12 x 10 x 8 x 6 x 4 x 2 vias, de um total de escalonamento 1961990553600.

Isso é quase 2 TRILHÕES de possibilidades!

Esse número pode ser reduzido para metade para aqueles caminhos que são espelho de imagens de outros caminhos, e metade novamente para aqueles que seguem o mesmo caminho de direções opostas. Ainda que resulta em quase 500 mil milhões de maneiras.


Em seguida, novamente, podemos multiplicar pelas muitas maneiras diferentes a renda pode ser atravessada ou interligados antes de passar por esses furos, e multiplicar novamente se permitirmos que os atacadores, quer passar por qualquer furo mais de uma vez ou pular qualquer furo, e ainda mais Se utilizar dois ou mais renda per sapato. Isto resulta em quase infinitas possibilidades, limitado principalmente pelo comprimento do cadarço.

No mundo real, porém, que podemos colocar algumas sensatas constrangimentos, tais como:
  • The lace should generally start and finish from the top pair of eyelets. As rendas devem geralmente começam e terminam de cima par de eyelets.
  • The lace should pass through each eyelet only once. As rendas devem passar por cada eyelet apenas uma vez.
  • Each eyelet should contribute to pulling together the sides of the shoe. Cada eyelet deve contribuir para puxar as laterais do sapato.
  • The lacing should not be too difficult to tighten or loosen. O "lacing" não deve ser muito difícil para apertar ou soltar.
  • Any pattern formed should be relatively stable. Qualquer padrão formado deve ser relativamente estável.
  • Ignore irrelevant variations (eg. changing the direction through a single eyelet). Ignorar variações irrelevantes (por exemplo, mudando a direção através de um único eyelet).
  • Above all, the finished result should be visually pleasing. Acima de tudo, o resultado deverá ser concluído visualmente agradável.
Então, como muitas formas possíveis existem para rendas um sapato com 12 furos se nós FOR Isto requer muito mais complicado do que a matemática simples multiplicações acima. Por exemplo:

A equação combinatória vieram de investigação pelo australiano matemático Burkard Polster, que causou um súbito mundial vaga de interesse científico e académico na matemática de amarrar sapatos na sequência da publicação de um artigo na respeitada revista "Nature", em Dezembro de 2002.

Embora não tenha sido citado na Nature, do cálculo para o número de real-mundo "amarrar" métodos típicos de um sapato com 12 furos veio a 43200.

Estou certo de que, portanto, o número de "amarrada" de diferentes métodos neste site está destinada a crescer como eu descobrindo métodos mais vantajoso do que milhares de possibilidades ainda não exploradas.

Nenhum comentário: